310

Pedagogia Musical turma 1

Apresentação

A iniciação musical é importante nas crianças uma vez que ajuda no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor. Facilita a integração social, estimula a independência, a memorização e a compreensão do espaço em função do corpo. As crianças que têm contacto com a música, aprendem a melhor conviver com os pares, estabelecendo uma comunicação mais aberta e tolerante. Adquirem segurança emocional e confiança através da partilha de canções, num clima de entreajuda, colaboração e respeito mútuo. Na etapa da alfabetização, a música estimula a criança através de canções infantis, com rimas, repetições e gestos, que as ajudam na dicção e na compreensão das próprias palavras. A música também beneficia o poder de concentração e memorização, sendo transversal a praticamente todas a áreas do saber, e através da qual e de um modo intuitivo, adquirem conhecimentos noutros domínios. A música estimula ainda a expressão corporal e o movimento, contribuído para a coordenação e controle do corpo no espaço.

Destinatários

Docentes dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

• Desenvolver técnicas vocais e instrumentais e técnicas de improvisação e movimento; • Conhecer metodologias e estratégias para o ensino da música para a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. • Divulgar um reportório abrangente e adequado às crianças. • Descobrir elementos e formas musicais. • Sensibilizar para a transversalidade da música, em função das outras áreas do saber.

Conteúdos

• Técnicas vocais e instrumentais; • Técnicas de improvisação e movimento; • Imitação rítmica; técnica de pergunta-resposta; • Apresentação de reportório diversificado de canções adequadas às crianças, lengalengas e canções com mímica e movimento; • Descoberta de elementos e formas musicais; • O corpo no espaço e no tempo com criação de movimento; • A expressão verbal em função da altura (agudo, grave), da intensidade (forte e piano) e o ritmo da palavra (texto ritmado); • Percussão de altura indeterminada e instrumentos de altura determinada (Instrumental Orff) • Audição e explicação de excertos de obras, com recurso ao musicograma.

Metodologias

Sessões teórico-práticas

Avaliação

A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a realização do(s) trabalho(s) solicitado(s) pelo formador nas sessões presenciais; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A classificação quantitativa dos formandos será na escala de 1 a 10. Terá em conta a participação e o trabalho prático realizado nas sessões presenciais e, ainda, o relatório final. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa em classificação quantitativa, na escala de 1 a 10 valores.

Bibliografia

Gordon, E. (2000). Teoria de aprendizagem musical. 1ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.Michels, U. (2007). Atlas de Música II. 1ª Edição, Gradiva. Lisboa.Wuytack, J. e Palheiros, G.B. (2013). Pedagogia musical 1. 1ª Edição, Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Porto.Wuytack, J. e Palheiros, G.B. (2014). Pedagogia musical 2. 1ª Edição, Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Porto.

Formador

Hugo Manuel Paulo Guilhermino Mendes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-04-2026 (Quarta-feira) 10:00 - 16:00 6:00 Presencial
2 09-04-2026 (Quinta-feira) 10:00 - 16:00 6:00 Presencial
3 10-04-2026 (Sexta-feira) 10:00 - 16:00 6:00 Presencial
Início: 08-04-2026
Fim: 10-04-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-130857/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: None

INSCREVER-ME