Pedagogia Musical turma 1
Apresentação
A iniciação musical é importante nas crianças uma vez que ajuda no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor. Facilita a integração social, estimula a independência, a memorização e a compreensão do espaço em função do corpo. As crianças que têm contacto com a música, aprendem a melhor conviver com os pares, estabelecendo uma comunicação mais aberta e tolerante. Adquirem segurança emocional e confiança através da partilha de canções, num clima de entreajuda, colaboração e respeito mútuo. Na etapa da alfabetização, a música estimula a criança através de canções infantis, com rimas, repetições e gestos, que as ajudam na dicção e na compreensão das próprias palavras. A música também beneficia o poder de concentração e memorização, sendo transversal a praticamente todas a áreas do saber, e através da qual e de um modo intuitivo, adquirem conhecimentos noutros domínios. A música estimula ainda a expressão corporal e o movimento, contribuído para a coordenação e controle do corpo no espaço.
Destinatários
Docentes dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
Desenvolver técnicas vocais e instrumentais e técnicas de improvisação e movimento; Conhecer metodologias e estratégias para o ensino da música para a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Divulgar um reportório abrangente e adequado às crianças. Descobrir elementos e formas musicais. Sensibilizar para a transversalidade da música, em função das outras áreas do saber.
Conteúdos
Técnicas vocais e instrumentais; Técnicas de improvisação e movimento; Imitação rítmica; técnica de pergunta-resposta; Apresentação de reportório diversificado de canções adequadas às crianças, lengalengas e canções com mímica e movimento; Descoberta de elementos e formas musicais; O corpo no espaço e no tempo com criação de movimento; A expressão verbal em função da altura (agudo, grave), da intensidade (forte e piano) e o ritmo da palavra (texto ritmado); Percussão de altura indeterminada e instrumentos de altura determinada (Instrumental Orff) Audição e explicação de excertos de obras, com recurso ao musicograma.
Metodologias
Sessões teórico-práticas
Avaliação
A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a realização do(s) trabalho(s) solicitado(s) pelo formador nas sessões presenciais; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A classificação quantitativa dos formandos será na escala de 1 a 10. Terá em conta a participação e o trabalho prático realizado nas sessões presenciais e, ainda, o relatório final. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa em classificação quantitativa, na escala de 1 a 10 valores.
Bibliografia
Gordon, E. (2000). Teoria de aprendizagem musical. 1ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.Michels, U. (2007). Atlas de Música II. 1ª Edição, Gradiva. Lisboa.Wuytack, J. e Palheiros, G.B. (2013). Pedagogia musical 1. 1ª Edição, Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Porto.Wuytack, J. e Palheiros, G.B. (2014). Pedagogia musical 2. 1ª Edição, Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Porto.
Formador
Hugo Manuel Paulo Guilhermino Mendes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-04-2026 (Quarta-feira) | 10:00 - 16:00 | 6:00 | Presencial |
| 2 | 09-04-2026 (Quinta-feira) | 10:00 - 16:00 | 6:00 | Presencial |
| 3 | 10-04-2026 (Sexta-feira) | 10:00 - 16:00 | 6:00 | Presencial |