Contributos para a construção de uma Escola (mais) Inclusiva turma 1
Apresentação
Portugal é uma dos países subscritores das convenções internacionais de compromisso para a construção de um sistema educativo inclusivo, que visa responder à diversidade dos alunos com NEE. Isto implica mudanças para responder eficazmente e com qualidade, dentro de uma moldura comum, às necessidades individuais, através de mudanças no currículo, organização académica, pedagogia, desenvolvimento e nível dos profissionais, recursos e envolvimento parental. Este processo pressupõe mudanças no clima e na organização escolar, bem como na gestão curricular, diferenciação e prática pedagógica. Torna-se decisiva a formação dos docentes, de forma a melhor responderem a estes desafios, onde seja possível atuar de forma diferenciada dentro da sala de aula de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, implementando um caminho de melhoria qualitativa no processo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.
Objetivos
1 Sensibilizar para as concepções de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais. 2 Conhecer os diplomas legais e documentos estruturantes na área da Inclusão. 3 Reflectir sobre a evolução dos modelos educativos, no âmbito dos conceitos e das práticas. 4 Identificar os indicadores globais promotores de um desenvolvimento inclusivo nas escolas em termos das políticas, da organização/cultura escolar e das práticas pedagógicas. 5 Identificar os indicadores concretos, que se constituem como as barreiras à inclusão, no âmbito de uma cultura e organização escolar nas respetivas escolas. 6 Identificar os indicadores concretos, que se constituem como as barreiras e os fatores que promovem a inclusão na prática pedagógica nas respetivas salas de aula. 7 Elaborar um Plano com as alterações na escola e na sala de aula, para ir ao encontro das barreiras detectadas.
Conteúdos
1- Evolução histórica dos modelos de atendimento à deficiência (1h teórica). a. A pessoa com deficiência ao longo da história da humanidade; b. Formas de atendimento e evolução das respostas para a diferença; c. Evolução dos valores e documentos orientadores dos direitos humanos. 2- Conceito de exclusão, integração e inclusão (1h teórica). a. Evolução dos documentos legais e estruturantes internacionais; b. Evolução da moldura legal e procedimentos em Portugal; c. Fundamentos, científicos, educacionais e éticos da escola inclusiva. 3- Definição de Inclusão e suas dimensões e indicadores (5h teórico-prática). a. Definição de escola Inclusiva, escola para todos; b. Pressupostos da escola inclusiva; c. Indicadores da escola inclusiva, identificar e registar. 4- Cooperação entre docentes e entre alunos, como alavanca de inclusão (1h teórica). a. Cooperação como ferramenta de inclusão; b. Cooperação entre professores; c. Cooperação entre alunos. 5- Pedagogia diferenciada e respostas educativas específicas para sala de aula (2h teórica). a. Modelos educativos e pedagogia diferenciada; b. Pedagogia diferenciada e inclusão; c. Diferenciação e pedagogias ativas em sala de aula. 6- Instrumentos de identificação dos domínios e indicadores de inclusão (5h teórico-prática) a. Index for Inclusion e outra bibliografia que define educação inclusiva; b. Seleção e registo das dimensões e indicadores de indentificação e avaliação da inclusão nas políticas, ambiente escolar e prática; 7- Levantamentos das barreiras à inclusão nas escolas respectivas (5h prática). a. Construção de instrumento de avaliação dos fatores mais importantes para a detecção de barreiras à inclusão; b. Análise dos dados à luz dos indicadores de partida. 8- Programa de implementação da inclusão nas escolas respetivas (5h prática). a. Reflexão sobre as barreiras e elaboração de Plano de acções concretas para a construção da mudança na prática pedagógica.
Metodologias
Aulas expositivas dialogadas; Exploração de dinâmicas de grupo; Análise e discussão sobre documentos fundamentais. Partilha de experiências e reflexão sobre situações práticas. Construção de instrumentos práticos e programa de intervenção. Reflexão sobre aspectos concretos da prática. Partilha de ideias e propostas para implementação de Plano de Ação.
Avaliação
A avaliação do/a formado/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na de escala de 1 a 10 valores. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
STAINBACK, S., & STAINBACK, W. (1999). Inclusão - Um guia para educadores. Artmed.TILSTONE, C., FLORIAN, L. e ROSE, R. (2003). Promover a Educação Inclusiva. Instituto Piaget.RODRIGUES, D. (org.) (2006) Investigação em Educação Inclusiva. Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, Edições Faculdade de Motricidade Humana, UTL.LIMA-RODRIGUES, L. ET. AL. (2007) Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. Faculdade de Motricidade Humana.RODRIGUES, D. (2008) Educação e Diferença. Valores e Práticas para uma Educação Inclusiva. Porto Editora.
Formador
Jorge Humberto Berardo Nogueira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 12-01-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 19-01-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 26-01-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 23-02-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 02-03-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 16-03-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |