Metodologias Ativas – do conceito à prática turma 1
Apresentação
No âmbito do apoio prestados aos vários agrupamentos de escolas de Torres Vedras e do levantamento de necessidades sentido, propomos esta ACD para todos os docentes que sintam a necessidade de refletir sobre o tema.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Contribuir para a reflexão em torno dos princípios subjacentes a metodologias promotoras de aprendizagens mais ativas; 2. Potenciar a reflexão sobre as práticas em que assentam a opção por metodologias promotoras de aprendizagens mais ativas; 3. Apoiar os formandos na definição das metodologias que melhor permitem responder aos seus objetivos pedagógicos. 4. Refletir com os formandos sobre as potencialidades do trabalho cooperativo.
Conteúdos
Metodologias Promotoras de Aprendizagens mais Ativas Lugar do aluno, do professor e do conhecimento Relação pedagógica Trabalho colaborativo em sala de aula.
Metodologias
Apresentação; Trabalho em pequenos grupos; Discussão em grande grupo.
Modelo
. Assinatura das folhas de presença, cumprindo a totalidade das horas da ACD; . Resposta dos/as formandos/as ao questionário online (google forms), após o término da ação, enviado por email pelo CFETVL.
Anexo(s)
Formador
Daniela Ferreira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |