294

Avaliação Pedagógica – dos princípios à sala de aula turma 1

Apresentação

No âmbito do apoio prestados aos vários agrupamentos de escolas de Torres Vedras e do levantamento de necessidades sentido, propomos esta ACD para todos os docentes que sintam a necessidade de refletir sobre o tema.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Contribuir para a reflexão em torno dos conceitos de avaliação pedagógica; 2. Potenciar a reflexão sobre os princípios e as práticas de uma avaliação comprometida com a promoção das aprendizagens. 3. Apoiar os formandos na distinção entre momentos de avaliação formativa e sumativa.

Conteúdos

Avaliação Pedagógica Princípios da Avaliação Pedagógica Modalidades de Avaliação – Formativa e Sumativa

Metodologias

Apresentação; Trabalho em pequenos grupos; Discussão em grande grupo.

Modelo

. Assinatura das folhas de presença, cumprindo a totalidade das horas da ACD; . Resposta dos/as formandos/as ao questionário online (google forms), após o término da ação, enviado por email pelo CFETVL.

Anexo(s)

Programa da ACD

Formador

Daniela Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 23-10-2025
Fim: 23-10-2025
Acreditação: 5 - 2025/2026
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online