Avaliação Pedagógica – dos princípios à sala de aula turma 1
Apresentação
No âmbito do apoio prestados aos vários agrupamentos de escolas de Torres Vedras e do levantamento de necessidades sentido, propomos esta ACD para todos os docentes que sintam a necessidade de refletir sobre o tema.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Contribuir para a reflexão em torno dos conceitos de avaliação pedagógica; 2. Potenciar a reflexão sobre os princípios e as práticas de uma avaliação comprometida com a promoção das aprendizagens. 3. Apoiar os formandos na distinção entre momentos de avaliação formativa e sumativa.
Conteúdos
Avaliação Pedagógica Princípios da Avaliação Pedagógica Modalidades de Avaliação – Formativa e Sumativa
Metodologias
Apresentação; Trabalho em pequenos grupos; Discussão em grande grupo.
Modelo
. Assinatura das folhas de presença, cumprindo a totalidade das horas da ACD; . Resposta dos/as formandos/as ao questionário online (google forms), após o término da ação, enviado por email pelo CFETVL.
Anexo(s)
Formador
Daniela Ferreira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |