281

Excel Avançado turma 1

Apresentação

Muitos docentes já utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação de forma sistemática mas de forma básica. Este curso visa capacitar os formandos para o uso efetivo, eficaz e eficiente do Excel enquanto Tecnologia Educativa Avançada. Pretende-se que adquiram competências e saberes que permitam agilizar procedimentos informáticos relacionados com a utilização de uma folha de cálculo e, ainda, fornecer-lhes novas ferramentas e técnicas relacionadas com a execução de tarefas mais complexas Microsoft Excel.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Trabalhar com referências, funções e dados. Utilizar técnicas de deslocamento e movimentação de informação. Saber utilizar diversas fórmulas e funções. Criar e manipular gráficos. Aplicar filtros automáticos e filtros avançados. Criar documentos de impressão em série. Criar e utilizar campos de validação de dados. Criar cenários e hipóteses e objetivos. Construção processos de automação. Construir tabelas e gráficos dinâmicos. Criar e utilizar Visual Basic for Aplications. Preparar documentos para impressão.

Conteúdos

Noções de Cálculo e Revisões da Iniciação ao Excel. Análise Matemática e Estatística. Análise de Base de Dados. Impressão em série. Validação de dados. Cenarização e Simulação de Dados. Análise Gráfica de Dados. Análise Integrada de Dados. Relatórios de tabelas e gráficos dinâmicos. Filtros avançados numa folha de cálculo. VBA. Impressão e Área de impressão.

Metodologias

Sessões teóricas e sessões teórico-práticas.

Avaliação

A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na de escala de 1 a 10 valores. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Loureiro, Henrique, Excel 2013 Macros & VBA, FCAHarvey, Greg, Excel 2016 for Dummies, John Wiley & SonsCarvalho, Adelaide, Automatização em Excel, FCAPeres, Paula, Excel Avançado, Edições Silabo PeresFrye, Curtis, Microsoft Excel 2016 Passo a Passo, Bookman

Observações

Os formandos devem ser portadores de computador pessoal.

Formador

Ana Cristina d Oliveira dos Santos Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 14-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 21-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 28-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 04-11-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 07-10-2025
Fim: 04-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-118101/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária Henriques Nogueira

INSCREVER-ME