272

Avaliação e Materiais de Aprendizagem nas Línguas Estrangeiras turma 1

Apresentação

1. Melhoria da Qualidade da Educação; 2. Inserção no plano de atividades; 3. Alinhamento com Metas Institucionais ou Educacionais; 4. Inserção no plano de atividades; 5. Atendimento a Requisitos Legais ou Normativos: Em muitos casos, as entidades educacionais são obrigadas por lei ou por regulamentos a realizar avaliações regulares do desempenho dos alunos e a desenvolver materiais de aprendizagem que atendam a certos padrões de qualidade. 6. Adoção de Abordagens Pedagógicas Inovadoras; 8. Atendimento às Necessidades dos Alunos e Professores. Em resumo, a ação sobre avaliação e materiais de aprendizagem pode ser justificada com base na melhoria da qualidade da educação, no alinhamento com metas institucionais ou educacionais, no cumprimento de requisitos legais ou normativos, na adoção de abordagens pedagógicas inovadoras e no atendimento às necessidades dos alunos e professores.

Destinatários

Professores dos grupos 210, 220, 320, 330, 350.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 210, 220, 320, 330, 350.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 210, 220, 320, 330, 350..

Objetivos

Avaliação: -compreender os princípios teóricos subjacentes aos testes e à avaliação -conhecer a teoria subjacente às diferentes ferramentas e técnicas de avaliação dos sistemas e competências linguísticas -compreender os conceitos subjacentes a um quadro de avaliação orientada para a aprendizagem [LOA] - estar cientes da importância do feedback e das diferentes formas de fornecer feedback - estar cientes de como avaliar criticamente as suas próprias atitudes e as dos outros em relação às práticas de avaliação - conhecer o QECR para as Línguas, os antecedentes do seu desenvolvimento e a sua utilização e aplicabilidade atuais - estar familiarizados com vários projetos relacionados com o QECR, tais como o Portefólio Europeu de Línguas e o Projeto Perfil da Segunda Língua. Materiais de aprendizagem: a) Ser capazes de analisar as características básicas dos livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens) b) Ser capazes de analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de livros didáticos de Segunda Língua publicados c) Ser capazes de analisar criticamente os manuais de segunda língua utilizando uma lista de verificação do livro didático

Conteúdos

a. Avaliação Literacia da avaliação Atitudes em relação à avaliação e aos testes, práticas de avaliação atuais Teoria da avaliação – princípios, conceitos e ética Modos, modelos, ferramentas e técnicas de avaliação Avaliação das competências recetivas – leitura e audição Avaliação de competências produtivas – escrita e oralidade Testar a gramática e o vocabulário Redação e avaliação de testes em sala de aula Avaliação orientada para a aprendizagem - princípios e prática Autoavaliação, feedback e monitorização do progresso dos alunos O Quadro Europeu Comum de Referência e projetos relacionados com o QECRL (como o English Profile Project e o European Language Portfolio) b. Materiais de aprendizagem a) Análise dos livros didáticos do ponto de vista dos conteúdos linguísticos (apresentação/prática e seleção/classificação), dos conteúdos culturais (apropriação/inclusão), do desenvolvimento de competências e de outros fatores associados. b) Abordagens para adaptar os materiais didáticos publicados para diferentes contextos de ensino (incluindo E.S.P.) c) Produção de materiais didáticos para a prática gramatical, desenvolvimento de vocabulário, trabalho de competências e sensibilização cultural.

Metodologias

O método de aprendizagem utilizado combina o estudo individual com o trabalho colaborativo. Os formandos devem fazer leitura individual e trabalho de pesquisa e a refletir criticamente sobre os materiais e recursos do curso. O trabalho colaborativo e prático é realizado nas sessões em que se espera que os formandos participem ativamente, expressando comentários, opiniões, reflexões e conclusões, discutindo questões ou tópicos específicos e apresentando e discutindo o seu próprio trabalho e o dos seus colegas.

Avaliação

• A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. • A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica.

Bibliografia

Britton, M. (2021). Assessment for learning in primary language learning and teaching. Multilingual Matters.Cushing-Weigle, S. (2002). Assessing writing. Cambridge University.Fulcher, G. (2010). Practical language testing. Hodder Education.Azarnoosh, M.,Zeraatpishe, M., Faravani, A & Kargozari, H. (Eds). (2016).Issues in material development . Springer.Chambers, F. (1997). Seeking consensus in coursebook evaluation. ELT Journal, 51 (1).

Formador

Niki Paterianaki

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 08-10-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
3 09-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 13-10-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 17-10-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 24-10-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 30-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 06-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 02-10-2025
Fim: 06-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127161/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres