Cerâmica e Fogo - Construção de Narrativas com Criatividade turma 1
Apresentação
Com esta formação pretende-se desenvolver o alargamento e enriquecimento de experiências artísticas explorando diferentes técnicas que apoiam os professores nas várias atividades de cariz prático a criar alternativas que remetem para o exercício visual e técnico dando ao processo de ensino um carácter mais lúdico. A prática de modelação em barro permite desenvolver capacidades criativas e terapêuticas, e também conhecer técnicas antepassadas de criação de objetos e formas, então este curso privilegia uma atitude reflexiva sobre atividades plásticas e sua aplicação em sala de aula.
Destinatários
Professores dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
Estimular projetos e atividades que valorizem o objeto artístico, considerando a experiência tridimensional enquanto ferramenta que favorece a expressão visual, oral assim como o seu potencial na transversalidade curricular; Desenvolver projetos que facilitem a expressão plástica e a comunicação, diferenciando o processo de aprendizagem com o desenvolvimento de projetos; Promover o uso e diferenciação de técnicas plásticas em sala de aula; Contactar com várias pastas cerâmicas e conhecer o seu comportamento; Desenvolver a imaginação, sensibilidade, estimulação tátil, estruturação de um trabalho e realização do mesmo; Desenvolver a autoconfiança na organização e concretização de um projeto; Enriquecimento profissional e pessoal.
Conteúdos
*Escolha da narrativa; *Desenvolvimento da ideia: esboço das personagens a modelar; *Apresentação dos materiais diferentes pastas e comportamento das mesmas; *Ferramentas apropriadas à modelação em barro; *Experimentação dos materiais. *Modelação de figuras: forma, superfície, movimento e textura; *Técnicas de modelação; *Experiências e produções plásticas tridimensionais. *Processo de secagem: tempo e condições; *Aplicação de vidros/cor; *Cozedura das peças; *Temperatura e patamares.
Metodologias
Apresentação de várias pastas cerâmicas e discussão sobre suas propriedades. Escolha ou criação de um conto. Estudo da(s) personagens da história escolhida. Apresentação dos utensílios utilizados na técnica de modelação. Modelação dos personagens tendo em atenção a estrutura, forma, movimento, equilíbrio e textura. Processo de secagem e cozedura das peças. Processo de vidragem e pintura dos personagens. No decorrer das sessões será entregue documentação com informação detalhada sobre a matéria prima com informação detalhada da matéria prima usada assim como das técnicas usadas no decorrer da ação.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». Sessões teórico-práticas e práticas. Atividade prática / Trabalho desenvolvido na formação 80% Reflexão crítica formação 10% Participação 10%
Bibliografia
Silva, Francisaco Vaz (2013). Contos Completos Irmãos Grimm. Ed. Temas e Debates.Machado, Rogério; Dias, Aida de Sousa (2009). A Cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro. Lello Editores.Frigola, Dolors Ros i (2002). Cerâmica Técnicas Decorativas. Editorial Estampa.Clérin, Philippe (2000). La Sculpture Tout les Techniques. Ed. Dessain et Tolra.Torres Vedras, Galeria Municipal Paços do Concelho Câmara Municipal de Torres Vedras (2009). Francisco Lemos O Mar e o Fogo. Ed. Câmara Municipal, de Torres Vedras.
Formador
Olga Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |