270

Cerâmica e Fogo - Construção de Narrativas com Criatividade turma 1

Apresentação

Com esta formação pretende-se desenvolver o alargamento e enriquecimento de experiências artísticas explorando diferentes técnicas que apoiam os professores nas várias atividades de cariz prático a criar alternativas que remetem para o exercício visual e técnico dando ao processo de ensino um carácter mais lúdico. A prática de modelação em barro permite desenvolver capacidades criativas e terapêuticas, e também conhecer técnicas antepassadas de criação de objetos e formas, então este curso privilegia uma atitude reflexiva sobre atividades plásticas e sua aplicação em sala de aula.

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

Estimular projetos e atividades que valorizem o objeto artístico, considerando a experiência tridimensional enquanto ferramenta que favorece a expressão visual, oral assim como o seu potencial na transversalidade curricular; Desenvolver projetos que facilitem a expressão plástica e a comunicação, diferenciando o processo de aprendizagem com o desenvolvimento de projetos; Promover o uso e diferenciação de técnicas plásticas em sala de aula; Contactar com várias pastas cerâmicas e conhecer o seu comportamento; Desenvolver a imaginação, sensibilidade, estimulação tátil, estruturação de um trabalho e realização do mesmo; Desenvolver a autoconfiança na organização e concretização de um projeto; Enriquecimento profissional e pessoal.

Conteúdos

*Escolha da narrativa; *Desenvolvimento da ideia: esboço das personagens a modelar; *Apresentação dos materiais – diferentes pastas e comportamento das mesmas; *Ferramentas apropriadas à modelação em barro; *Experimentação dos materiais. *Modelação de figuras: forma, superfície, movimento e textura; *Técnicas de modelação; *Experiências e produções plásticas tridimensionais. *Processo de secagem: tempo e condições; *Aplicação de vidros/cor; *Cozedura das peças; *Temperatura e patamares.

Metodologias

Apresentação de várias pastas cerâmicas e discussão sobre suas propriedades. Escolha ou criação de um conto. Estudo da(s) personagens da história escolhida. Apresentação dos utensílios utilizados na técnica de modelação. Modelação dos personagens tendo em atenção a estrutura, forma, movimento, equilíbrio e textura. Processo de secagem e cozedura das peças. Processo de vidragem e pintura dos personagens. No decorrer das sessões será entregue documentação com informação detalhada sobre a matéria prima com informação detalhada da matéria prima usada assim como das técnicas usadas no decorrer da ação.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». Sessões teórico-práticas e práticas. Atividade prática / Trabalho desenvolvido na formação – 80% Reflexão crítica formação – 10% Participação – 10%

Bibliografia

Silva, Francisaco Vaz (2013). Contos Completos Irmãos Grimm. Ed. Temas e Debates.Machado, Rogério; Dias, Aida de Sousa (2009). A Cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro. Lello Editores.Frigola, Dolors Ros i (2002). Cerâmica – Técnicas Decorativas. Editorial Estampa.Clérin, Philippe (2000). La Sculpture – Tout les Techniques. Ed. Dessain et Tolra.Torres Vedras, Galeria Municipal Paços do Concelho Câmara Municipal de Torres Vedras (2009). Francisco Lemos – O Mar e o Fogo. Ed. Câmara Municipal, de Torres Vedras.

Formador

Olga Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 10-10-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 24-10-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 31-10-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 07-11-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 14-11-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 21-11-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 28-11-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 03-10-2025
Fim: 28-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127203/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Básica de S. Gonçalo ou Esola Secundária Madeira Torres