269

Ilustrar os Clássicos - Projetos Artísticos e Literários em Sala de Aula turma 1

Apresentação

A ação de formação pretende capacitar os professores a desenvolver projetos na área da ilustração, fornecendo ferramentas práticas que apoiem os professores em sala de aula, que auxilie a desenvolver projetos de cariz prático através de alternativas que remetam para o exercício visual. Esta ação visa promover a interdisciplinaridade prática entre os professores Das disciplinas de Português e de Artes Visuais, favorecendo a flexibilidade curricular e criando um ambiente educacional propício para uma aprendizagem enriquecida através da integração de diferentes narrativas.

Destinatários

Professores dos Grupos 240 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240 e 600.

Objetivos

Promover o conhecimento do património literário na Europa através de projetos de expressão plástica aliciantes; Explorar projetos artísticos em sala de aula que promovam a educação para a cidadania através do contato com tradições literárias de diversas culturas além da portuguesa; Contribuir para o alargamento e enriquecimento das experiências visual e plástica dos alunos através da realização de atividades plásticas em sala de aula que desenvolvam a imaginação, sensibilidade e estimulação tátil, articulando processos de aprendizagem com o desenvolvimento de projetos aliciantes; Desenvolver projetos através do cruzamento de diferentes áreas curriculares, com sentido inovador, que fomentem o uso de novas ideias, métodos e linguagem estética/ técnica, valorizando a área artística enquanto veículo de uma narrativa e o seu potencial de transversalidade curricular.

Conteúdos

Organização sequencial da informação com o objetivo de contar uma história; Desenvolvimento da ideia: esboço e materiais; Características de vários materiais riscadores (lápis de grafite, lápis de cor). Diferentes modos de representação da figura humana e lugares; Estrutura e forma na representação visual; Simplificação e estilização de formas. 3ª sessão: Estudo de caraterísticas de cada personagem; Identificação, compreensão e saber representar de forma distinta personagens em diferentes épocas da história; Técnicas de desenho e cor na ilustração; Identificação da importância da cor na representação. Reconhecimento da textura como uma sensação visual e táctil; Distinção do desenho como um meio que permite criar e exprimir visualmente a textura.

Metodologias

Apresentação da proposta de trabalho – Ilustração de uma narrativa; Estudo da narrativa; Esboços dos personagens e lugares: estudo das características dos personagens e lugares onde se desenrola a ação: a forma, o volume, a cor, textura e movimento; Apresentação e experimentação de materiais e cores; Demostração de cada fase do desenvolvimento do trabalho e acompanhamento individualizado. Desenvolvimento do trabalho; Conclusão, apresentação dos trabalhos desenvolvidos e discussão geral sobre a ação de formação.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». Sessões teórico-práticas e práticas. Atividade prática / Trabalho desenvolvido na formação – 80% Reflexão crítica formação – 10% Participação – 10%

Bibliografia

Augsburg, Veit Konrad Schwarz of ; Augsburg, Matthaeus Konrad Schwarz of (2015). - The First Book of Fashion - The Book of Clothes. Bloomsbury Publishing by Rublack, Ulinka; Hayward, Maria. ISBN: 9781474249904Esopo (2016). Fábulas de Esopo. Porto Editora. ISBN: 9789720727770Soria, Maria Carmen (2023). Zoologia Ilustrada. Ed. Minotauro. ISBN: 9789899159020Pinto, Vanda (2021). Conta-me um Clássico. Alfarroba Edições. ISBN: 9789899068018Racinet, Auguste (1ª edição 1888) The Costume History. ED: Taschen. ISBN: 9783836571289

Formador

Olga Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-09-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 18-09-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 23-09-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 25-09-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 30-09-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 02-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 07-10-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 09-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 16-09-2025
Fim: 09-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127174/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres