
Ilustrar os Clássicos - Projetos Artísticos e Literários em Sala de Aula turma 1
Apresentação
A ação de formação pretende capacitar os professores a desenvolver projetos na área da ilustração, fornecendo ferramentas práticas que apoiem os professores em sala de aula, que auxilie a desenvolver projetos de cariz prático através de alternativas que remetam para o exercício visual. Esta ação visa promover a interdisciplinaridade prática entre os professores Das disciplinas de Português e de Artes Visuais, favorecendo a flexibilidade curricular e criando um ambiente educacional propício para uma aprendizagem enriquecida através da integração de diferentes narrativas.
Destinatários
Professores dos Grupos 240 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240 e 600.
Objetivos
Promover o conhecimento do património literário na Europa através de projetos de expressão plástica aliciantes; Explorar projetos artísticos em sala de aula que promovam a educação para a cidadania através do contato com tradições literárias de diversas culturas além da portuguesa; Contribuir para o alargamento e enriquecimento das experiências visual e plástica dos alunos através da realização de atividades plásticas em sala de aula que desenvolvam a imaginação, sensibilidade e estimulação tátil, articulando processos de aprendizagem com o desenvolvimento de projetos aliciantes; Desenvolver projetos através do cruzamento de diferentes áreas curriculares, com sentido inovador, que fomentem o uso de novas ideias, métodos e linguagem estética/ técnica, valorizando a área artística enquanto veículo de uma narrativa e o seu potencial de transversalidade curricular.
Conteúdos
Organização sequencial da informação com o objetivo de contar uma história; Desenvolvimento da ideia: esboço e materiais; Características de vários materiais riscadores (lápis de grafite, lápis de cor). Diferentes modos de representação da figura humana e lugares; Estrutura e forma na representação visual; Simplificação e estilização de formas. 3ª sessão: Estudo de caraterísticas de cada personagem; Identificação, compreensão e saber representar de forma distinta personagens em diferentes épocas da história; Técnicas de desenho e cor na ilustração; Identificação da importância da cor na representação. Reconhecimento da textura como uma sensação visual e táctil; Distinção do desenho como um meio que permite criar e exprimir visualmente a textura.
Metodologias
Apresentação da proposta de trabalho Ilustração de uma narrativa; Estudo da narrativa; Esboços dos personagens e lugares: estudo das características dos personagens e lugares onde se desenrola a ação: a forma, o volume, a cor, textura e movimento; Apresentação e experimentação de materiais e cores; Demostração de cada fase do desenvolvimento do trabalho e acompanhamento individualizado. Desenvolvimento do trabalho; Conclusão, apresentação dos trabalhos desenvolvidos e discussão geral sobre a ação de formação.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». Sessões teórico-práticas e práticas. Atividade prática / Trabalho desenvolvido na formação 80% Reflexão crítica formação 10% Participação 10%
Bibliografia
Augsburg, Veit Konrad Schwarz of ; Augsburg, Matthaeus Konrad Schwarz of (2015). - The First Book of Fashion - The Book of Clothes. Bloomsbury Publishing by Rublack, Ulinka; Hayward, Maria. ISBN: 9781474249904Esopo (2016). Fábulas de Esopo. Porto Editora. ISBN: 9789720727770Soria, Maria Carmen (2023). Zoologia Ilustrada. Ed. Minotauro. ISBN: 9789899159020Pinto, Vanda (2021). Conta-me um Clássico. Alfarroba Edições. ISBN: 9789899068018Racinet, Auguste (1ª edição 1888) The Costume History. ED: Taschen. ISBN: 9783836571289
Formador
Olga Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-09-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 18-09-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 23-09-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-09-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 30-09-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |