Vamos partilhar? – Projeto Erasmus+ “Estratégias de ensino e comunicação além fronteiras” turma 1
Apresentação
“O mundo pós-Covid, impactado pela inteligência artificial, mudou — enquanto o sistema educativo permanece praticamente inalterado. [...] É essencial consciencializar para a importância de ensinar às novas gerações como encontrar o seu lugar no futuro e prepará-las para a vida. Esta sessão aborda o desenvolvimento dessas competências e como podemos promovê-las no quotidiano” (Ana Puljak, maio 2025 - teacher trainer Erasmus+). No âmbito do projeto Erasmus+, relativo às “Estratégias de Ensino e Comunicação Além Fronteiras”, direcionado para potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, propõe-se a presente ACD para a partilha de competências e ferramentas digitais, relacionadas com o tema proposto. Considera-se que a partilha de conhecimento e boas práticas, bem como a apresentação de estratégias inovadoras nas áreas da educação e formação poderão contribuir para a criação de oportunidades de ensino-aprendizagem relacionadas com a comunicação, a colaboração, o pensamento crítico e criativo que poderão contribuir para a melhoria do envolvimento e comportamento dos nossos alunos em contexto escolar. É de referir que as partilhas serão feitas por diferentes grupos de professores que, no âmbito do projeto referido, participaram em cursos de formação e job shadowing com subtemas e espaços distintos. Acrescenta-se, ainda, que a promoção de estratégias e metodologias pedagógicas com potencial inovador, numa perspetiva digital, possa integrar a visão estratégica do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE) do AEDLV, auxiliando na construção de um ensino mais inclusivo, adaptado tanto à heterogeneidade como à especificidade da comunidade escolar.
Destinatários
Todos os educadores e professores do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Sensibilizar os participantes para a urgência de integrar as competências do século XXI no currículo escolar - Dotar os educadores de estratégias e ferramentas modernas para um ensino eficaz, envolvente e relevante - Divulgar as boas práticas observadas nos espaços visitados, inspirando os professores - Promover a reflexão em grupo sobre as práticas educativas transversais e a importância de centrar o processo de construção da aprendizagem na criança. - Promover o trabalho colaborativo entre educadores e professores. - Estimular a inovação, a flexibilidade e a colaboração na planificação de aulas e na gestão da sala de aula com recurso a ferramentas digitais. - Identificar as principais competências(pensamento crítico, criatividade, literacia digital, colaboração, entre outras) e o seu papel na formação integral dos alunos. - Promover a integração de competências socioemocionais, como pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade nas práticas pedagógicas diárias, bem como comportamentos sustentáveis, minimizando o desperdício de recursos naturais - Explorar estratégias e práticas pedagógicas concretas para desenvolver estas competências e comportamentos no quotidiano da sala de aula. - Planear ações e atividades que permitam avaliar o progresso dos alunos nestas áreas.
Conteúdos
Oficinas propostas (escolha consoante os recursos e formadores disponíveis): Oficina 1 - Comunicar em Inglês com Alunos Estrangeiros (Dublin, Irlanda) - Compreender palavras e expressões muito simples/desenvolver competências linguísticas no inglês coloquial, comunicadas de forma clara e pausada num contexto de trabalho de grupo e com apoio audiovisual; - Perguntar e responder sobre temas previamente apresentados. Oficina 2 – O Vombate e a fábrica de cubos (Rimni, Itália) - Enquadramento da Ação (Objetivos da ação | Apresentação da experiência Jobshadowing); - Introdução à abordagem STEAM (O que é a abordagem STEAM | Como se aplica à educação de infância e ao 1.º CEB); - Experimentação Prática – Atividades STEAM. Oficina 3 – Soft Skills – Os 4 C’s: Comunicação, Colaboração, Criatividade e Pensamento Crítico (Islândia) - Desenvolvimento de competências de comunicação e escuta ativa com atividades baseadas em drama - Desenvolvimento de estratégias para melhor captar a atenção dos alunos - Storytelling - Desenvolvimento de soft skills com Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) - Desenvolvimento de Pensamento Crítico: Analisar dados, avaliar argumentos, tirar conclusões a partir de evidências - Estimulação da criatividade – Ensinar com um toque de surpresa - Redução do tempo de preparação de aulas com o MagicSchool - Desenvolvimento do trabalho em equipa num ambiente digital: GooseChase. Oficina 4 – AI in Education: Best tools for schools | Digital Tools in Education: creative solutions for a collaborative classroom (Croácia) 1. Desafios do Século XXI (Revolução da IA e novas competências necessárias) 2. Competências Essenciais (Pensamento crítico e resolução de problemas | Criatividade e inovação | Literacia digital e media | Comunicação e colaboração |Flexibilidade e adaptabilidade) 3. Práticas Pedagógicas Inovadoras (Avaliação formativa e feedback contínuo | Utilização de ferramentas digitais no ensino) 4. Planeamento e Implementação (Desenho de atividades e rubricas de avaliação | Reflexão sobre boas práticas e adaptação ao contexto escolar). Oficina 5 – Workshop “Diz não ao desperdício de lã” - O problema da lã de ovelha; - O seu impacto no ambiente; - Reaproveitamento deste recurso natural para a produção de esfoliante
Anexo(s)
Observações
Nos primeiros 30 minutos (9h-9h30), os participantes assistirão a um plenário introdutório onde será dado a conhecer o Projeto Erasmus + “Estratégias de ensino e comunicação além fronteiras” , refletindo-se sobre o impacto que este pode ter no contexto do AEDLV, fazendo-se uma breve apresentação das oficinas disponibilizadas. Este primeiro momento será transmitido através da Teams para os professores que fizerem a Oficina 2, na EB1/JI do Vimeiro. Nas 3h30m seguintes (9h30-13h), os participantes dividir-se-ão em grupos e experimentarão uma das oficinas práticas, tendo contacto direto com os conteúdos, metodologias, ferramentas e estratégias a divulgar.
Formador
Graciete Evaristo Inácio
Vanda Sofia dos Reis Alves
Hugo Manuel Paulo Guilhermino Mendes