199

A centralidade da avaliação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem: conceções, estratégias, critérios e instrumentos turma 1

Apresentação

Esta ação, inserida na temática da avaliação, incidirá na exploração de modalidades e usos da avaliação formativa como forma de (auto)regulação do processo de ensino e de aprendizagem, estando enquadrada pela centralidade da temática no âmbito das políticas públicas de inclusão e promoção do sucesso escolar. Neste contexto, a avaliação pedagógica – das e para as aprendizagens – configura-se como um facilitador das aprendizagens dos alunos, contribuindo para a capacitação e participação democrática e esclarecida dos mesmos na regulação do processo de avaliação das suas aprendizagens. Neste sentido, a avaliação pedagógica é perspetivada como ação prioritária ao nível do planeamento e gestão curricular. A capacitação dos professores para a sua implementação emerge como uma necessidade, visando a alteração das sua práticas avaliativas, numa perspetiva transformadora de contextos de ensino e aprendizagem, a partir da exploração de modalidades de avaliação pedagógica, assim como da conceção de instrumentos adequados às especificidades das diferentes áreas disciplinares. A capacitação para a conceção, implementação e uso de práticas de avaliação pedagógica, centradas na aprendizagem, num contexto privilegiado de interação com os alunos e de investigação da prática docente, contribui inequivocamente para o desenvolvimento profissional dos professores. Para além disso, a reflexão crítica sobre formas de avaliação e processos de ensino e aprendizagem, numa perspetiva de interação e complementaridade, facilita a construção de ambientes educativos mais equitativos e inclusivos.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

* Discutir conceções teóricas e práticas de avaliação pedagógica; * Perspetivar a avaliação de forma integrada e articulada com os diferentes normativos legais e institucionais (e.g.: PASEO, Aprendizagens Essenciais; Decretos-Lei N.º 54/2018 e N.º 55/2018); * Problematizar o conceito de avaliação pedagógica, a partir dos usos e contributos de modalidades formativas e sumativas de avaliação; *Reconhecer a centralidade da avaliação pedagógica nos processos de planificação, implementação e monitorização da ação educativa; *Explorar representações e crenças dos professores face à avaliação, práticas frequentemente adotadas e legitimadas nas organizações educativas; *Construir instrumentos de avaliação (e.g., rubricas) que possibilitem, aos professores e aos alunos, a regulação dos processos de ensino e aprendizagem; *Desenvolver sistemas de classificação em articulação com os critérios propostos; *Refletir sobre um conjunto de potencialidades e desafios associados à prática regular e sistemática de avaliação das e para as aprendizagens em sala de aula, em articulação com a definição clara e rigorosa de um sistema de avaliação e de classificação.

Conteúdos

1. Conceções de avaliação: representações, objetivos, finalidades e princípios 2. Avaliação como estratégia de ensino e aprendizagem: critérios, estratégias, potencialidades e desafios 3. Conceção de critérios e instrumentos de avaliação 4. Transformação de contextos de ensino e aprendizagem: reflexões.

Metodologias

* Leitura, reflexão e análise de textos e práticas de ensino; * Apresentação e discussão de conceitos teóricos; *Discussão de questões e ideias, numa perspetiva de resolução de problemas; *Construção de critérios e instrumentos de avaliação; *Trabalho individual e em pequeno grupo; *Reflexão sobre práticas avaliativas atuais e futuras.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, pressupondo a sua presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação. A avaliação dos formandos incidirá sobre as seguintes dimensões: *Participação nas discussões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções); *Trabalho de aplicação de conteúdos: *Construção de instrumentos de avaliação (qualidade dos materiais produzidos); *Reflexão crítica final, individual.

Bibliografia

Fernandes, D. (2021a). Critérios de avaliação. Texto de apoio à formação. Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Fernandes, D. (2021b). Rubricas de avaliação. Folha de apoio à formação. Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Lopes, J. P. & Silva, H. S. (2020). 50 técnicas de avaliação formativa. Pactor.Santos, L. (2016). A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(92), 637-669.Wiliam, D. (2013). Assessment: The bridge between learning. Voices from the Middle, 21(2), 15-20.

Formador

Filomena do Rosário Alves Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
6 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
7 02-12-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
8 04-12-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
9 09-12-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
10 11-12-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
Início: 04-11-2024
Fim: 11-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123220/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Henriques Nogueira