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Ensinar Fora da Caixa turma 1

Apresentação

Segundo as orientações do Ministério da Educação, o "novo referencial" para as escolas assenta nos princípios enunciados no documento "Perfil do Aluno para o Século XXI" e no desenvolvimento de competências de natureza cognitiva e metacognitiva, social e emocional, física e prática. Neste âmbito, a flexibilidade curricular, o trabalho interdisciplinar/projeto e as ações estratégicas de ensino para as áreas de competências posicionam o "mundo real" no centro das aprendizagens nas Línguas Estrangeiras. Em concordância com o plano de atividades da entidade proponente, este Oficina de Formação visa promover uma cultura de formação e atualização contínua dos docentes de Francês, Inglês, e Espanhol procurando responder às suas expetativas e colmatar as suas necessidades de formação no domínio das áreas de competências para o século XXI e da flexibilidade curricular.

Destinatários

Professores dos grupos 320, 330, 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 320, 330, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 320, 330, 350.

Objetivos

- Identificar os problemas mais comuns na operacionalização da flexibilidade curricular e do desenvolvimento das áreas de competências em Francês, Inglês, e Espanhol para o perfil do aluno do século XXI - Refletir sobre as Aprendizagens Essenciais em Inglês, nos diferentes anos de escolaridade, e as respetivas ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos - Promover estratégias e atividades para a flexibilidade curricular, desenvolvimento das áreas de competências para o aluno do século XXI, e diferenciação no ensino e avaliação do mesmo. - Produzir e partilhar materiais didático-pedagógicos para desenvolver essas áreas de competências - Avaliar os trabalhos realizados

Conteúdos

1) As linhas de orientação para o processo de ensino e aprendizagem, enunciadas pelos documentos institucionais da União Europeia e do Ministério da Educação - "Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas", "Perfil do Aluno para o Século XXI", "Metas Curriculares" e "Aprendizagens Essenciais", em diferentes anos de escolaridade 2) Competências comunicativa, intercultural e estratégica e as ações estratégicas de ensino a desenvolver na disciplina 3) A dinamização de estratégias e de atividades para o desenvolvimento das áreas de competências do perfil do aluno do século XXI: Linguagens e Textos; Informação e Comunicação; Raciocínio e Resolução de Problemas; Pensamento Crítico e Pensamento Criativo; Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Sensibilidade Estética e Artística; Saber Científico, Técnico e Tecnológico; Consciência e Domínio do Corpo 4) A reflexão e a (re)formulação, pelos formandos, de estratégias, instrumentos e atividades para desenvolver as áreas de competências do perfil do aluno do século XXI 5) A exploração de estratégias e de atividades em Inglês promotoras diferenciação 6) A estrutura do Projeto Curricular no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular: Tema do Projeto; Objetivos de Aprendizagem; Intervenientes; Recursos; Conteúdos a trabalhar por Disciplina; Fases de Execução do Projeto; Ações/Atividades a desenvolver; Objetivos (por Ação/Atividade); Cronograma de Atividades; Produto Final a apresentar no âmbito do Projeto; Estratégias e Instrumentos de Monitorização/Avaliação das Aprendizagens 7) A planificação, pelos formandos, de um Projeto Curricular com o contributo da disciplina de Francês, Inglês e Espanhol. 8) A análise de estratégias e de instrumentos de monitorização/avaliação das aprendizagens 9) A apresentação e a discussão, em grupo alargado, dos trabalhos dos formandos para o desenvolvimento das áreas de competências do perfil do aluno de Inglês do século XXI e/ou para a flexibilidade curricular 10) A avaliação dos formandos e do curso de formação (Total: 25 horas)

Metodologias

Para a realização da ação, a metodologia a aplicar será interativa e adaptada às expetativas e às necessidades de formação dos formandos. A tipologia das aulas deste curso de formação será de natureza teórica / prática.

Avaliação

A avaliação dos formandos que participem em, pelo menos, 2/3 do total de horas da formação terá em conta a: Participação e o trabalho desenvolvido nas sessões de formação. Elaboração de um relatório individual de reflexão crítica. A classificação quantitativa dos formandos será na escala de 1 a 10.

Bibliografia

- CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Trad. Maria Rosário e Nuno Soares. Lisboa: Edições Asa, 2001.- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais. 29 jul. 2008- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, 29 jul. 2008.- Rivonlucri, Mario, Humanising Language Teaching, Pilgrim Education, UK, 2000- Rivonlucri, Mario, Multiple Intelligences in EFL, Pilgrim Education, UK, 2007

Formador

Niki Paterianaki

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 09-10-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
3 16-10-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 23-10-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
5 30-10-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
6 06-11-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
7 13-11-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
8 20-11-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
Início: 02-10-2024
Fim: 20-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122755/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres