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A inteligência artificial generativa (IAG) na didática de Português: uma abordagem prática turma 1

Apresentação

Atualização pedagógica: Resposta à evolução tecnológica com a integração de inteligência artificial na didática, apoiando os professores na renovação das suas estratégias de ensino para acompanhar as expectativas atuais da educação. Desenvolvimento da prática docente: A emergência da IAG no auxílio da pre-paração de aulas e na avaliação, otimizando o tempo do docente e potenciali-zando o desenvolvimento de competências digitais, essenciais na comunicação eficaz com alunos e encarregados de educação. Personalização do ensino e inclusão: A necessidade da utilização em contexto didático da IAG para desenvolver recursos didáticos personalizados que se ajus-tem aos diversos ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos, promovendo a inclusão e fornecendo apoio diferenciado. Metacognição e feedback: A utilização de sistemas de IAG para estimular nos alunos a autoanálise do processo de aprendizagem e para providenciar feedback imediato, contribuindo para uma aprendizagem autónoma e consciente nos dife-rentes domínios da disciplina de Português. Abordagem expositiva e interativa, combinando apresentações com discussões em grupo e atividades práticas. Com o foco na aplicação de conceitos de IAG em contextos reais de ensino, incentiva-se os formandos a refletirem sobre a integração desta tecnologia nas suas práticas.

Destinatários

Prioridade para os docentes do Departamento Curricular de Línguas do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira. Inscrições para o Grupo 300 dos restantes AE associados ao CFETVL.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Capacitar os professores das potencialidades da IAG. • Divulgar metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem com recurso à IAG, facilitadoras do sucesso escolar. • Promover a aprendizagem contínua e colaborativa com o uso da IAG. • Explorar a utilização de aplicações de IAG na didática da disciplina de Português, no âmbito dos domínios da oralidade, leitura, educação literária, escrita e gramática. • Capacitar professores a integrar aplicações de IA na preparação e condução das aulas, promovendo uma aprendizagem mais interativa e personalizada. • Fomentar a reflexão sobre as implicações éticas e pedagógicas do uso de IA na educação.

Conteúdos

1. Introdução à IAG na educação: Panorama das ferramentas de IA e seu potencial didático. 2. Exploração de exemplos: Situações práticas de utilização da IAG, no âmbito dos vários domínios da disciplina de Português: a. Oralidade – compreensão: transcrição automática de textos; síntese de discursos; b. Oralidade – expressão: criação de guiões a partir de textos prévios. c. Leitura e Educação Literária: Análise de textos, conceção de questionários de interpretação com soluções. d. Escrita: Redação de textos de acordo com as marcas de género; estratégias de didatização. e. Gramática: Conceção de exercícios adaptados. 3. Criação de materiais didáticos: a. rubricas b. instrumentos de avaliação com acomodações curriculares. 4. Estratégias didáticas: propostas didáticas de utilização da IAG em contexto de sala de aula, no âmbito da disciplina de Português. 5. Questões éticas: o viés do algoritmo; o plágio e a apropriação de conteúdos – estratégias de superação.

Observações

Bibliografia: Cibotto, R. A. G., & Oliveira, R. M. M. A. (2017). TPACK – Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo: Uma Revisão Teórica. Imagens da Educação, 7(2), 11–23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34615 Gašević, D., Siemens, G., & Sadiq, S. (2023). Empowering learners for the age of artificial intelligence. Computers and Education: Artificial Intelligence, 4, 100130. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100130 Mollick, E. (2023, 25 de setembro). Student Use Cases for AI. Harvard Busi-ness Publishing. https://hbsp.harvard.edu/inspiring-minds/student-use-cases-for-ai?utm_source=substack&utm_medium=email Moura, A., & Carvalho, A. A. (2023). Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(2), 1-26. https://doi.org/10.34627/REDVOL6ISS2E202308 Roldão, M. do Céu. (2009). Estratégias de ensino: O saber e o agir do profes-sor. Fundação Manuel Leão. Schmarzo, B. (2023). AI & Data Literacy—Empowering Citizens of Data Sci-ence. Packt Publishing.

Formador

Ricardo Nuno Lopes Cruz Ferreira

Dalila Maria Teixeira Milheiro

Início: 24-05-2024
Fim: 24-05-2024
Acreditação: 32
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Sala Polivalente da Escola Secundária Henriques Nogueira