Democracia e Cidadania turma 1
Apresentação
Reconhecendo o valor da Liberdade Individual para o exercício da Cidadania e, consequentemente, para a construção e consolidação de regimes democráticos ao longo da História, pretende-se, com esta ação de formação, discutir, aprofundar e partilhar conteúdos relevantes transversais acerca da Democracia e da Cidadania. O foco incide sobre democracias historicamente situadas, a evolução de distintas formas de participação dos cidadãos na res publica, mesmo em contextos não democráticos, bem como em processos de conquista da Liberdade, incluindo a liberdade de expressão, não esquecendo a lenta emancipação política feminina. Quando se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, este acontecimento assume particular enfoque. Acrescente-se o sentido da ação de formação como espaço de construção de pensamento crítico, perfilhando que cabe aos docentes o papel de promotores de práticas reflexivas e atividades transversais, numa dinâmica de aproximação entre a escola e a comunidade. Neste sentido, é objetivo deste curso dotar os docentes de ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, garantindo uma profícua abordagem transversal e multidisciplinar, na defesa da igualdade de direitos fundamentais, que permitem a cada cidadão ter voz e ter vez.
Destinatários
Professores dos grupos 100, 110, 200, 210, 220, 240, 250, 290, 300, 400, 410, 420, 430, 600, 610, 910, 920, 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110, 200, 210, 220, 240, 250, 290, 300, 400, 410, 420, 430, 600, 610, 910, 920, 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos grupos 100, 110, 200, 210, 220, 240, 250, 290, 300, 400, 410, 420, 430, 600, 610, 910, 920, 930.
Objetivos
Sensibilizar os docentes para a importância dos Estudos sobre a Democracia e a Cidadania, com enfoque no contexto da história nacional e europeia; Fomentar o interesse pela investigação multi e interdisciplinar, e em particular da História Política, da Cultura e das Mentalidades, da Filosofia, da Sociologia e das Artes; Valorizar a construção da Memória e da Identidade como fatores de inclusão social, participação cidadã e de consolidação das democracias; Promover práticas de articulação horizontal a partir e com enfoque na História, na Sociologia e na Filosofia; Reforçar abordagens interdisciplinares enquanto fatores de promoção do conhecimento; Promover a igualdade de direitos para a garantia da Justiça Social (ODS16 da Agenda 2030 da ONU).
Conteúdos
1. Presos à Liberdade (documentário e discussão) 2. Democracia e populismo na Atenas do séc. V a.C. 3. Senatus, coloniae, municipia: pedidos, concessões e recusas nos Annales de Tácito 4. As Cortes de Torres Vedras e Torres Vedras em Cortes 5. Escrita, Poder e Memória: Os registos dos tabeliães torrienses 6. Os caminhos da emancipação política feminina: Olympe de Gouges, Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (1791) e Protofeminismo 7. O exílio português no Magreb:1961-1974 8. A Correspondência Política de Manuel Tito de Morais e Francisco Ramos da Costa: memórias da oposição clandestina ao Estado Novo 9. Nas tuas mãos começa a Liberdade (Percurso pedonal) 10. O 25 de Abril e a revolução dos cravos, uma história social 11. O 25 de Abril através do Cinema 12. Daqui, posto de comando: o arquivo [sonoro] como instrumento de democracia 13. João Martins Pereira: o intelectual e a revolução 14. A justiça política sobre os agentes da PIDE/DGS na transição para a democracia em Portugal
Metodologias
Sessões teóricas e sessão prática (percurso pedonal - «Nas tuas mãos começa a liberdade...»
Avaliação
A avaliação dos formandos que participem em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação terá em conta: participação e o trabalho desenvolvido nas sessões de formação (30%) e elaboração de um relatório individual de reflexão crítica (70%)
Modelo
O modelo de relatório estará disponível na turma e será enviado por email aos formandos.
Bibliografia
Gouges, O. de. (2010). Declaração dos direitos da mulher e da cidadã. Nova Delphi.Martins, S. (2018). Exilados portugueses em Argel: A FPLN das origens à ruptura com Humberto Delgado. Edições Afrontamento.Pimentel, I. F. (2017). O caso da PIDE/DGS. Temas e Debates.Tácito, & Nobre R. (Ed.). (2022). Anais. Edições Colibri.Varela, R. (2014). História do Povo na Revolução Portuguesa: 1974-75. Bertrand Editora.
Observações
10 de maio das 13:30 às 19:30 (Auditório dos Paços do Concelho). 11 de maio às 9:30 (Largo de S. Pedro). 11 de maio das 11:00 às 12:30 (Auditório dos Paços do Concelho). 11 de maio das 15:00 às 18:00 (Auditório dos Paços do Concelho). Agradecemos que no primeiro dia da formação leve o comprovativo de pagamento em formato digital ou em papel. Para fazer o percurso pedonal, o Formando deve trazer calçado confortável, chapéu e água. Endereço para o pagamento: https://museutorresvedras.bol.pt
Formador
Carlos Guardado da Silva
Célia Reis