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Espaços Flexíveis de Aprendizagem turma 1

Apresentação

Há uma necessidade premente, referenciada não só pela sociedade civil e empresarial mas também pela comunidade educativa em geral, de estimular a autonomia dos jovens, apelando ao seu sentido empreendedor, de auto-regulação e capacidade de decidir o que aprender, a que ritmo e quando. Esta necessidade é identificada em todas as idades e tem origem nas dificuldades que as famílias têm em contrariar a atitude passiva relacionada com o tempo excessivo que os jovens dedicam às redes sociais e jogos online. Nesta formação, considera-se que a existência de um espaço adaptado para a realização de projetos com recurso à fabricação digital, à prototipagem funcional e não funcional, contrariam essas atitudes e reforçam a proactividade. Acresce a esta necessidade, uma outra que visa estimular a cooperação, a colaboração e o desenvolvimento de competências relacionadas com o planeamento e a discussão estratégica nas abordagens à execução de projetos. Um terceiro aspeto está relacionado com a abertura da escola à comunidade e ao mundo empresarial, à vida das cidades, vilas e aldeias, promovendo a integração de outras ideias e a partilha de conhecimentos e recursos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Objetivo 1: aumentar o conhecimento dos participantes sobre os diversas componentes dos espaços flexíveis de aprendizagem; Objetivo 2: desenvolver competências para projetar e implementar espaços flexíveis de aprendizagem diretamente relacionados com a fabricação digital; Objetivo 3: desenvolver competências de trabalho-projeto; Objetivo 4: promover a partilha, colaboração e a cooperação dos participantes com a comunidade em geral.

Conteúdos

Conhecimento dos participantes sobre os diversas componentes dos espaços flexíveis de aprendizagem; Competências para projetar e implementar espaços flexíveis de aprendizagem diretamente relacionados com a fabricação digital; Competências de trabalho-projeto; Partilha, colaboração e a cooperação dos participantes com a comunidade em geral.

Formador

António Carlos Gomes Cintrão Gonçalves

Início: 20-07-2024
Fim: 20-07-2024
Acreditação: 31
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Lab Center, Torres Vedras

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