Gestão do Currículo e Métodos Ativos - Formadora Louise Lima turma 1

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, desafia-nos para uma organização do trabalho pedagógico em coerência com o que preconiza o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Situa-se aqui a justificação desta Ação de Curta Duração, uma vez que a atividade docente assenta na “autonomia para conceber, implementar e avaliar os projetos em que se envolve” (Lima, 2020, p. 68). Por isso, propomos um espaço formativo para a reflexão sobre a reconfiguração do trabalho docente, alinhado com os princípios da Autonomia e Flexibilidade Curricular; articulado à gestão pedagógica por meio de metodologias que promovem aprendizagens ativas. Assim, apresentaremos, com base no documento o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, propostas, dentre tantas, de ação pedagógica, que se justificam pela mobilização de recursos didáticos, estratégias e métodos diversificados.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Propor um espaço formativo para a reflexão sobre a reconfiguração do trabalho docente, alinhado com os princípios da Autonomia e Flexibilidade Curricular, articulado à gestão pedagógica por meio de metodologias que promovem aprendizagens ativas. Apresentar, com base no documento o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, propostas, dentre tantas, de ação pedagógica, que se justificam pela mobilização de recursos didáticos, estratégias e métodos diversificados.

Conteúdos

- A aprendizagem e sua relação com as práticas de ensino e avaliação; - Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras

Formador

Louise dos Santos Lima

Início: 06-06-2024
Fim: 06-06-2024
Acreditação: 29
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online