Dispositivos de promoção da participação dos alunos na vida da escola: Assembleias - Formadora Mónica Soares turma 1

Apresentação

No contexto da escola atual, os desafios com os quais as crianças e jovens têm de lidar, são diversos e complexos. O ritmo de vida frenético, reflete-se muitas vezes em comportamentos de impulsividade e em dificuldades em lidar com emoções como a frustração, a raiva e o tédio. Estas características frequentemente manifestam-se em comportamentos disruptivos que afetam não apenas o ambiente educativo, mas também as relações e o desempenho académico. É importantes reconhecer que os dispositivos de participação, por exemplo através das assembleias, podem desempenhar um papel significativo na promoção do bem-estar dos alunos e na construção de uma comunidade educativa saudável. Os dispositivos de participação revelam-se uma oportunidade para compreender e abordar proativamente os comportamentos disruptivos e, por conseguinte, contribuir significativamente para melhorar a qualidade das relações dentro da comunidade escolar, facilitando o processo de ensinoaprendizagem e promovendo o sucesso educativo de todos os envolvidos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Esta ACD tem como objetivo sensibilizar os educadores e docentes a utilizar as assembleias como uma ferramenta eficaz para abordar os desafios comportamentais dos alunos de modo a promover um ambiente de aprendizagem positivo e colaborativo.

Conteúdos

1) Problemas de comportamento vs Perturbações de comportamento 2) Como funciona o comportamento humano? 3) Dispositivos de participação 4) As assembleias em contexto educativo

Observações

Mónica Soares é Psicóloga, docente no ensino superior, investigadora, mediadora escolar e familiar e educadora emocional e parental, atuando desde 2006 na área da psicologia e da educação. É doutorada em psicologia com uma investigação na área da conflitualidade e violência nas escolas e é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sendo reconhecida pela mesma como Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. É pós-graduada em Psicologia nos Centros de Saúde e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar e possui certificações internacionais em Kids e Teen Coaching e em Educação Emocional de crianças e jovens, tendo também formação de Profiler. Faz parte Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) na qualidade de investigadora integrada, colaborando também com o grupo de investigação Comunidade Prática de Ensino e Inovação Pedagógica (FPCEUP) e com a Unidade de Investigação em Desenvolvimento Humano e Psicologia (UNIDEP). Enquanto formadora, certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e pela Direção Geral da Administração Escolar, tem lecionado diversas formações para docentes e outros públicos-alvo no âmbito da psicologia, das competências socioemocionais, da gestão e mediação de conflitos e da prevenção da violência. É autora de vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, participou em conferências internacionais e nacionais e integrou diversas comissões científicas e organizações de eventos.

Formador

Mónica Cristina Nogueira Soares

Início: 06-05-2024
Fim: 06-05-2024
Acreditação: 27
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online