Inclusão e Diferenciação Pedagógica - Formadora Daniela Ferreira turma 1

Apresentação

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. A diversidade que caracteriza as nossas escolas desafia-nos a olhar para a inclusão numa perspetiva macro, mas sem esquecer a importância de uma ação contextualizada e até individualizada, em alguns casos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Esta ACD pretende estimular a reflexão sobre os desafios que se colocam às escolas na adequação e preparação de situações de aprendizagem que sejam promotoras da aprendizagem de todos e todas as crianças e jovens.

Conteúdos

Inclusão: Do 3/2008 ao 54/2018 Abordagem Multinível Medidas de Suporto e Apoio à Aprendizagem e Inclusão; Diferenciação Pedagógica Desenho Universal para a Aprendizagem Oportunidade para perguntas e respostas dos formandos.

Anexo(s)

Programa da ACD

Observações

Daniela Ferreira é Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e Professora no Ensino Superior (FPCEUP e ESE-IPVC). É doutorada em Ciências da Educação e está a fazer o Pós-Doutoramento na área das Lideranças Pedagógicas numa parceria entre a FPCEUP e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada, Espanha. Integra a coordenação do Observatório de Vida das Escolas (OBVIE) e da comunidade de prática de investigação "Ensino e Inovação Pedagógica", do CIIE-FPCEUP. É consultora de escolas, nomeadamente escolas TEIP, PPIP e com Planos de Inovação, e municípios nas áreas da inclusão, da inovação e da avaliação das aprendizagens. É Perita na Avaliação Externa das Escolas pela Inspeção Geral da Educação e participa em diversas conferências internacionais.

O número mínimo de inscrições é de 10 participantes

Formador

Daniela Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 23-05-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: 28
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online